American Airlines retira voos da Decolar

“A companhia aérea tomou a decisão de remover seu conteúdo do site após concluir que a Decolar.com estava usando métodos de fixação de preços injustos e pouco claros

São Paulo – A companhia aérea American Airlines suspendeu as vendas de passagens pela agência de viagens online Decolar.com. A decisão encerra a parceria comercial da empresa com a agência nos 21 países em que a Decolar.com atua, incluindo o Brasil.

“A companhia aérea tomou a decisão de remover seu conteúdo do site após concluir que a Decolar.com estava usando métodos de fixação de preços injustos e pouco claros”, disse a American Airlines, em comunicado.

A companhia ressaltou que descobriu que o site Despegar.com (nome da Decolar.com nos países de língua espanhola) “estava utilizando práticas tarifárias desleais, com cobrança de taxas adicionais nos voos da empresa”. A American Airlines não informou em qual país foi constatada tal prática, mas encerrou a parceria com a empresa em todo o mundo.

Já a Decolar.com tem outra explicação para o fim da parceria. Segundo a empresa, a American Airlines solicitou que a agência não informasse ao cliente o valor total da passagem com tarifas, impostos e outros encargos. “

A Decolar.com não pode concordar com a solicitação da American Airlines de publicar apenas a tarifas, sem as demais informações”, disse a empresa, também por meio de comunicado.

No Brasil, o sistema de buscas da Decolar.com informa os preços de passagens sem o valor de taxas, com a observação de que o preço receberá acréscimos.

Após a seleção do voo pelo cliente, as tarifas são adicionadas e o preço sobe. A Decolar.com responde por cerca de 60% do mercado de agências de viagens online brasileiro, segundo fontes do setor.

Já a American Airlines tem aproximadamente 8% de participação de mercado nos voos internacionais que chegam ou partem do Brasil, segundo dados de 2012 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atrás apenas da TAM e da TAP.