Ambev e BRF estão entre as empresas mais inovadoras do mundo

Elas são as únicas companhias brasileiras que integram o ranking de 2014 elaborado pela revista Forbes e divulgado nesta quarta-feira

São Paulo – As brasileiras Ambev e BRF estão entre as cem empresas mais inovadoras do mundo em 2014, segundo a revista Forbes. A fabricante de bebidas ocupa a 27ª posição no ranking, enquanto a de alimentos ficou no 92º lugar. 

Pelo segundo ano consecutivo, a lista é encabeçada pela companhia de software norte-americana Salesforce. Em seguida, aparece a Alexion Pharmaceuticals e na terceira posição a ARM holdings.

Em vez de se basear no desempenho que as empresas tiveram no passado, o ranking busca levar em conta a capacidade dos investidores de identificar aquelas que podem ser inovadoras no presente e no futuro.

Para isso, é usada uma fórmula que calcula a diferença entre valor de mercado da organização e o valor líquido de seus fluxos de caixa. O número obtido dessa conta é interpretado com um “bônus” dado pelos investidores na confiança de que a companhia continuará crescendo e dando lucros. 

Esse “bônus” é chamado pela revista de Prêmio de Inovação” e é a nota usada para elencar as empresas. A primeira colocada, Salesforce, obteve a nota 75,93; a Ambev 47,9 e a BRF 33,0.

Para entrarem para a lista, as companhias precisam divulgar seus dados financeiros publicamente há pelo menos sete anos e ter valor de mercado acima de 10 bilhões de dólares. Se fossem coletadas informações mais recentes, o Facebook, por exemplo, estaria entre as 10 mais inovadoras, segundo a revista.