Alto Alegre investe R$ 300 milhões em nova planta no Paraná

Nova unidade proverá tanto produtos açúcar e álcool, como energia gerada de bagaço de cana

São Paulo – A companhia Alto Alegre está investindo 350 milhões de reais em uma nova usina de açúcar e álcool na cidade de Florestópolis, no interior do Paraná. A fábrica também irá produzir energia de bagaço de cana, tanto para o fornecimento de eletricidade para a operação fabril quanto para ser vendida a clientes da região.

O negócio de energia tem ganhado bastante importância para a Alto Alegre nos últimos anos. Desde 2004, quando a empresa fez seus primeiros aportes no setor, a receita obtida com a geração de eletricidade cresceu 60% por ano e hoje o braço de negócios já representa 8% do total da receita da companhia, de 1,2 bilhão de reais.

“É um serviço complementar ao nosso principal, já que desde sempre produzimos energia com bagaço de cana para usá-la em nossa fábrica. A melhoria de processos com o passar dos anos, fez com que tivéssemos energia de sobra, a ponto de podermos vendê-la”, disse Cidisnei Gil Miguel, diretor de produção da Alto Alegre, durante a premiação de Melhores e Maiores de EXAME deste ano.

A usina paulista se destacou também por sua margem de vendas, de 23%, a segunda maior do setor. A líder nesse quesito, com 48,5% de margem, foi a AES Tietê. A Alto Alegre também teve um grande aumento de vendas líquidas no ano, de 33%. Só ficou atrás da IE Madeira, usina que apresentou crescimento de 98,1%.