Al Jazeera anuncia que encerrará operação de canal nos EUA

A emissora catariana "Al Jazeera" anunciou que encerrará a operação de seu canal nos Estados Unidos, o "Al Jazeera America"

Nova York – A emissora catariana “Al Jazeera” anunciou nesta quarta-feira que encerrará a operação de seu canal nos Estados Unidos, o “Al Jazeera America”, no fim de abril, menos de três anos depois de seu lançamento.

“Embora a ‘Al Jazeera America’ tenha alcançado uma audiência leal nos EUA e seja cada vez mais reconhecida como uma nova voz importante nas notícias de televisão, o panorama econômico do setor de comunicação levou à decisão estratégica de encerrar as operações”, disse a empresa em comunicado divulgado hoje.

A companhia garantiu que o fechamento será realizado de forma respeitosa com os funcionários do canal, a quem a emissora agradeceu pela “alta qualidade” do trabalho.

Nesse sentido, a “Al Jazeera América” lembrou que várias de suas coberturas foram reconhecidas dentro dos mais prestigiados prêmios dos EUA.

“Respeito enormemente o compromisso sem igual e o excelente trabalho de nossa equipe, que criou um grande jornalismo”, disse o executivo-chefe da “Al Jazeera America”, Al Anstey.

Após comprar o “Current TV” por US$ 500 milhões, a “Al Jazeera America” começou suas transmissões em agosto de 2013, com a proposta de oferecer notícias com um maior rigor jornalístico.

Em paralelo ao fechamento do canal, a “Al Jazeera” anunciou que expandirá seus serviços digitais nos EUA para atender a um público que cada vez mais consome notícias em plataformas móveis.