Air France cancelará 55% dos voos na sexta

A companhia aérea francesa cancelará 55% dos voos de sexta-feira devido greve de pilotos

Paris – A companhia aérea francesa Air France cancelará 55% dos voos de sexta-feira devido à greve de pilotos, que organizam a paralisação desde segunda-feira em protesto aos planos da companhia de desenvolver a filial de baixo custo Transavia, com condições trabalhistas menos favoráveis.

O índice de cancelamento é menor do que o anunciado para esta quinta-feira, em que cerca de 58% dos voos previstos não saíram.

Em comunicado, a empresa conta que a taxa de participação de pilotos deverá ser “inferior a 60%” na sexta.

“A Air France lamenta esta situação e faz todo o possível para limitar os problemas que esta greve possa ocasionar aos clientes”, diz a nota.

Desde o início da semana, a companhia francesa pede para que os clientes acompanhem o estado dos voos na internet e aconselha aos que tenham reservado uma viagem até o dia 22 de setembro a adiarem o deslocamento ou que alterem a passagem.

A empresa dá a possibilidade de mudar a data entre os dias 23 de setembro e 8 de outubro sem custos extras, com a condição de que haja assentos disponíveis; de se obter um vale que pode ser utilizado no período de um ano; ou de receber o reembolso completo se o voo for cancelado.

A empresa advertiu nesta semana que, caso a greve continue, as previsões de lucro para este ano podem ser comprometidas.

É estimado que a companhia tenha um prejuízo de 10 a 15 milhões de euros para cada dia de paralisação.