AIG forma parceria com PICC para vender seguros na China

Acordo não vinculativo deixa a AIG mais próxima de suas origens na China, onde a empresa foi fundada há mais de 90 anos

Hong Kong – A American International Group (AIG) assinou acordo com a seguradora estatal chinesa PICC Group para vender seguros de vida na segunda maior economia do mundo, conforme o grupo norte-americano eleva as apostas em mercados subdesenvolvidos.

O acordo não vinculativo anunciado nesta quinta-feira deixa a AIG mais próxima de suas origens na China, onde a empresa foi fundada há mais de 90 anos, e é parte do plano da seguradora de investir 500 milhões de dólares na planejada oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) da PICC, em Hong Kong.

A seguradora chinesa busca levantar até 3,6 bilhões de dólares com o IPO, sendo que a AIG e outros investidores já acordaram a compra de cerca de 50 por cento das ações.

A AIG planeja aumentar presença na China ao estabelecer uma joint venture com a PICC Life, uma unidade da companhia chinesa, para oferecer seguros de vida e outros produtos, inicialmente, em cidades grandes.

Atualmente a AIG está presente na Ásia com uma fatia de 13,7 por cento na AIA Group, que antes pertencia à empresa, e uma participação de 9,9 por cento na PICC Property and Casualty, unidade da PICC.