Ação da Numericable dispara após ganhar batalha por SFR

Companhia francesa ganhou guerra de ofertas contra a Bouygues pela unidade de telecomunicações da Vivendi

Paris – As ações da companhia francesa de serviços a cabo Numericable chegaram a subir 17 por cento, atingindo uma alta de seis semanas, nesta segunda-feira após ganhar uma guerra de ofertas contra a Bouygues pela unidade de telecomunicações da Vivendi, a SFR.

Apesar de uma oferta melhorada e de última hora da Bouygues, que corria por fora nas negociações mas era favorecida pelo governo francês, a Vivendi disse no sábado que escolheu a Numericable como a oferta melhor em termos de lógica de negócios, compromisso em preservar empregos, chances de aprovação regulatória e valor a longo prazo.

Às 08h44 (horário de Brasília), as ações da Numericlabe subiam 14,87 por cento.

A oferta vencedora da Numericable era composta de 13,5 bilhões de euros (18,5 bilhões de dólares) em dinheiro, uma fatia de 20 por cento para a Vivendi na empresa combinada e um potencial pagamento quando certos marcos forem alcançados.

A Altice, a apoiadora da Numericable de propriedade de Patrick Drahi, deterá 60 por cento da empresa combinada e os 20 por cento remanescentes serão oferecidos no mercado de ações.

A compra da SFR pela Numericable promete reformular o terceiro maior mercado de telecomunicações da Europa depois de dois anos de uma competição brutal de preços criada pela chegada da rival de baixo custo Iliad ao mercado.