Abril Educação compra Wise Up por R$ 877 milhões

Valor do negócio, que será pago em parcelas, poderá ser modificado em função dos resultados financeiros da escola de idiomas até o fechamento da transação

São Paulo – A Abril Educação anunciou hoje a compra da escola de inglês Wise Up em um negócio avaliado em 877 milhões de reais. Esta é a sétima – e maior – aquisição realizada pela empresa nos últimos 19 meses. O valor será pago em etapas e poderá sofrer alteração em função do ebidtda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Wise Up apurado para o exercício social de 2012. Os níveis de capital de giro e dívida líquida da companhia também poderão impactar o valor da transação na data do seu fechamento.

Fundada em 1995, a Wise Up conta com 76.000 alunos e uma rede de 338 escolas franqueadas em 89 municípios brasileiros. A rede de ensino de inglês também tem 36 unidades em plataformas de petróleo no país e outras 21 escolas espalhadas por quatro cidades no exterior.

A aquisição é a terceira investida da Abril Educação no setor do ensino de línguas. Em julho passado, a companhia anunciou a compra de 51% da rede de ensino Red Balloon, voltada para o público infantil, por 29,8 milhões de reais. A empresa também possui uma fatia de 6% no Livemocha, serviço americano de ensino de idiomas a distância.

Em fato relevante enviado ao mercado, a Abril Educação afirma que “os demais negócios que (a empresa) já detém em diversas áreas de ensino e em cerca de 4.500 municípios do país oferecerão múltiplas oportunidades de sinergias para a Wise Up e, consequentemente, criação de valor para seus acionistas”.

A companhia também informou que o acordo firmado com a Wise Up estabelece mecanismos visando a retenção de médio e longo prazo dos principais executivos da rede.

Estrutura do negócio

Na primeira etapa do negócio, a Abril Educação vai adquirir 56,67% do capital social da Wise Up, desembolsando 221 milhões de reais à vista. O montante será bancado com recursos de um financiamento bancário com prazo de cinco anos. Outras duas parcelas de 133 milhões de reais serão pagas no quarto e quinto aniversários da data de fechamento da aquisição.

Os 43,33% remanescentes da Wise Up serão trocados por pouco mais de 8 milhões de units representativas de ações da Abril Educação, correspondentes a 9,7% do capital da empresa. Nas mãos dos novos acionistas, os papéis terão restrições de negociação por um período de até 18 meses, entrave conhecido no mercado como lock up

O Itaú BBA assessorou a Abril Educação na operação. Já a Wise Up contratou o BTG Pactual. 

* Atualizada às 10h41