Abril Educação anuncia aporte de capital de R$ 226 milhões da BR Investimentos

Empresa reforça seu capital e reafirma compromisso com a melhoria da qualidade de ensino

São Paulo – A Abril Educação anunciou nesta segunda-feira (16/8) um aporte de capital de 226 milhões de reais provenientes dos fundos BR Educacional e FIP Brasil, ambos geridos pelo BR Investimentos. No mês passado, a empresa já havia anunciado a aquisição do Anglo, um dos mais tradicionais sistemas de ensino do país.

O aporte representa uma participação minoritária na empresa, controlada pela família Civita, e que reúne as marcas Ática e Scipione, líderes no segmento de livros didáticos, e o Sistema de Ensino SER. A participação de um fundo de private equity focado em educação, além de fortalecer o capital da empresa, permitirá à Abril Educação dar saltos ainda maiores rumo à liderança do mercado.

Adquiridas em 1999 em parceria com o grupo francês Vivendi Universal Publishing, as editoras Ática e Scipione são reconhecidas no mercado pelo lançamento de grandes sucessos pedagógicos e por contar com autores renomados na área de educação. Em 2004, a Abril se tornou única sócia das duas editoras, criando a Abril Educação. Juntas, as editoras — líderes no segmento — têm, atualmente, mais de 3.500 títulos, entre infantis, juvenis, atlas e dicionários, livros escolares e para o público em geral e, em 2009, venderam mais de 40 milhões.

O Sistema de Ensino Ser, criado em 2007, conta com mais de 350 escolas no país, em um total de 85 mil alunos. O Anglo, mais recente aquisição, possui hoje 211 mil alunos em 484 escolas da rede privada em 316 municípios brasileiros. Outros 38 mil alunos estão na rede pública em 24 cidades. Com a aquisição do Anglo, a expectativa de faturamento da Abril Educação para 2010 é R$ 500 milhões de reais.

“O capital humano é o recurso mais valioso na sociedade do conhecimento. Estamos muito orgulhosos de, junto a um grupo empresarial com a tradição de excelência da Abril, fazer investimentos que terão uma influência direta na formação básica desse capital humano”, diz Paulo Guedes, presidente do BR Investimentos.

De acordo com Roberto Civita, presidente do Conselho da Abril Educação, a transação é uma clara demonstração do empenho da empresa em contribuir para a melhoria da educação no Brasil. “Seguiremos ainda mais fortes para produzir os melhores conteúdos para a educação brasileira. Depois da aquisição do Anglo, esta nova iniciativa evidencia ainda mais nosso compromisso com o futuro do país”, afirma.