A brasileira RentCars quer conquistar o turista estrangeiro

A RentCars, plataforma brasileira de comparação de aluguel de carro, busca crescer com visitantes estrangeiros e parcerias com multinacionais

São Paulo – Maior plataforma de comparação de preços para locação de carros da América Latina, a brasileira RentCars está de olho nos viajantes internacionais.

A maior parte de seu faturamento ainda vem do aluguel de brasileiros, em viagens nacionais ou internacionais, mas a plataforma já alcança 160 países, com 20 mil pontos físicos de retirada de automóveis cadastrados.

Fundada em 2009, o plano para os próximos anos é solidificar a presença no Brasil e, principalmente, crescer nos mercados internacionais, diz Francisco Millarch, fundador e presidente da empresa. A empresa espera crescer 40% em 2018, em grande parte com sua expansão internacional.

O mercado doméstico, que são brasileiros viajando para destinos nacionais, representa 50% do faturamento da RentCars e cresce dois dígitos por ano. Já as reservas de brasileiros no exterior são responsáveis por 30% a 35% dos ganhos da companhia e crescem quase 100% por ano, em média.

Há dois anos, a empresa entrou em um novo segmento, de reservas internacionais, e já traduziu seu site para sete idiomas. O mercado externo corresponde de 10% a 15% das receitas, mas é a divisão que mais cresce na companhia – com crescimento de três dígitos previsto para 2018.

No Brasil, há quase 11,5 mil pontos de atendimento de locadoras no país em 2017, de acordo com dados da ABLA, Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. Esse total abrange também locadoras terceirizadas, de caminhões e motos e com motoristas. Das cerca de 27,2 milhões de pessoas que alugaram um carro no ano passado, 23% foram a lazer e 19% a negócios, focos da RentCars.

Parcerias

Para aumentar sua presença no exterior, firmar novas parcerias é essencial. Para comparar os preços de locação, ela é parceira de 100 empresas de locação, como Localiza, Hertz, Unidas, Movida, Europcar, Dollar, entre outras. Apenas três delas já correspondem a mais de 50% do mercado brasileiro e muitas são multinacionais, o que impulsiona a presença internacional da RentCars.

A companhia também tem um atendimento exclusivo para agências de viagens. São mais de 700 agências e operadoras que usam o serviço RentCars.com for Agents.

Além disso, mais de 900 parceiros levam o consumidor aos produtos da RentCars, como produtores de conteúdo sobre turismo e viagens. No caso da GOL Internacional e da Viajanet, toda a parte de reserva de carro dentro dos respectivos sites tem a plataforma da RentCars por trás.

Também há parcerias com a DOTZ, Petrobras Premmia, Gazeta do Povo e Vai de VISA, para benefícios e troca de pontos por viagens.

Esforço interno

Mais que buscar parcerias externas, a própria equipe da RentCars precisou se atualizar para a expansão internacional.

Para atender melhor o turista estrangeiro, a empresa contratou os “especialistas de mercado”, que são funcionários nativos de nove países diferentes, como México, Colômbia, Estados Unidos, França e Itália. A função é, mais do que atender melhor os turistas internacionais, entender melhor cada mercado.

Entre as diferenças dos países, estão os meios de pagamento mais usados, modelos de carro mais populares e os corredores mais movimentados, que são os destinos mais comuns a partir de cada região ou país. Brasileiros, por exemplo, viajam muito para Buenos Aires, Lisboa, Orlando e Nova Iorque. Já norte americanos estão indo muito para Costa Rica e europeus, para a Croácia.

A maior parte da equipe, cerca de 40% dos 225 colaboradores, está dedicada ao atendimento ao cliente, enquanto 35% dos colaboradores trabalham com tecnologia e desenvolvimento da plataforma.

Os funcionários precisam entender muito bem sobre o mercado de locação. Ao contrário de outras agências de viagens ou comparadores on-line, a RentCars decidiu se especializar em aluguel de carros. Dessa forma, a sua equipe de atendimento consegue entender melhor do negócio e ajudar os consumidores com dúvidas específicas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s