9 passos para sua empresa entrar no mundo digital

Empresas que não nasceram inovadoras precisam repensar suas atividades para não perder relevância na vida dos clientes

Já foi dada a largada em busca da transformação digital. Os negócios inovadores estão um passo à frente na disputa, pois estão preparados para compreender as demandas dos clientes, promover melhorias e até mesmo se antecipar às necessidades deles. Já as empresas que ainda não são digitais precisam repensar as atividades para não ficar para trás. Elas devem mapear todas as mudanças necessárias para atender às novas demandas dos consumidores.

Segundo Marcello Miguel, diretor executivo de marketing e negócios da Embratel, não existe um roteiro único para a transformação digital, o que pode tornar o processo mais complexo. O grau de dificuldade também é alto porque envolve uma mudança de cultura, que começa com o foco no cliente, passa pela contratação de pessoas certas e chega à necessidade de envolver todos os funcionários – em todos os níveis – para que trabalhem como verdadeiros nativos digitais.

Para isso, uma infraestrutura eficiente é essencial. “A empresa precisa suportar todas as demandas de conectividade, processar em tempo real um imenso volume de informações e entregar dados para o usuário final, onde quer que ele esteja”, afirma Miguel.

A recomendação de Márcia Ogawa, sócia líder da indústria de Technology, Media & Telecommunications da Deloitte, é planejar. “Para guiar a transformação digital, não basta implementar pequenas mudanças. É preciso pensar de maneira holística no longo prazo, aonde você quer chegar e de que forma pode desenvolver soluções de maneira mais rápida”, diz. Veja, a seguir, como conduzir a sua empresa ao próximo nível.

 (Divulgação/Estúdio ABC)