10 notícias imperdíveis de negócios desta semana

Burger King, Boeing e Telefonia estão entre as empresas que foram destaque no período

São Paulo – A semana de negócio começou triste com o adeus a Antônio Ermírio de Moraes, que faleceu no domingo aos 86 anos.

Além da morte do empresário, empresas como Burger King, Boeing e Telefonica foram destaque no período. Veja, a seguir, 10 importantes notícias de negócios da semana:

Morte de Antônio Ermírio de Moraes

O empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, morreu na noite do último domingo. Ele faleceu de insuficiência cardíaca em casa, aos 86 anos, e deixa a mulher Maria Regina Costa de Moraes, com quem teve nove filhos.

Ermírio iniciou sua carreira no Grupo Votorantim em 1949, e foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, inaugurada em 1955.

Roche faz aquisição bilionária

A suíça Roche chegou comprou a norte-americana de biotecnologia InterMune por 8,3 bilhões de dólares. A operação visa fortalecer a área de remédios para doenças respiratórias da Roche.

A aquisição é a maior feita pela companhia desde 2009, quando comprou a Genentech, por 47 bilhões de dólares.

O Boticário é a empresa mais inovadora

O Boticário é a empresa mais inovadora do Brasil, segundo ranking elaborado pela consultoria DOM Strategy Partners. Em segundo lugar na lista fica a Netshoes e em terceiro a Chili Beans.

O levantamento engloba companhias de 14 segmentos.

Burger King compra Tim Hortons

O Burger King anunciou, na última terça-feira, a compra de rede de fast food canadense Tim Hortons por 11,4 bilhões de dólares – montante que será pago em dinheiro e ações.

Os negócios combinados das duas empresas somam 18 bilhões de dólares e a aquisição dá origem a terceira maior empresa de fast food do mundo.

Boeing recebe encomenda de US$ 8,8 bilhões

A Boeing fechou mais uma encomenda bilionária neste ano. A companhia anunciou, na ultima segunda-feira, a venda de 82 aeronaves para BOC Aviation, de Cingapura.

O acordo entre as duas empresas é estimado em 8,8 bilhões de dólares. Dos 82 aviões, 50 são do modelo 737 MAX 8s, 30 do Next-Generation 737-800 e dois 777-300ERs.

Brastemp diversifica com cápsulas

A Brastemp lançou nesta semana sua primeira máquina de bebidas. O equipamento é capaz de fazer 10 tipos de bebidas, entre elas, café, suco, chá e até refrigerantes.

Pernambucanas é condenada por lista suja

A Pernambucanas foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar uma indenização de 100.000 reais por dano moral coletivo por fornecer a outras empresas dados de ex-empregados que já haviam entrado com processos contra ela, em Minas Gerais.

O objetivo da chamada “lista suja”, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT), seria descredibilizar a conduta profissional desses ex-funcionários para outros empregadores

Odebrecht é a mais internacionalizada

A Construtora Norberto Odebrecht é a empresa mais internacionalizada do Brasil, segundo uma Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral. O primeiro negócio da Odebrecht fora do país foi aberto em 1979, no Peru.

Hoje a empresa opera em 17 países, tendo 0,652% de suas receitas vindas de negócios no exterior, segundo os dados da pesquisa.

Telefonica terá exclusividade por GVT

A Vivendi vai entrar em negociações exclusivas com a Telefónica para vender a brasileira GVT, após o grupo espanhol elevar sua oferta para 7,45 bilhões de euros (US$ 9,83 bilhões) em dinheiro e ações.

A nova proposta supera, por enquanto, uma oferta rival da Telecom Itália.

Carrefour diversifica no Brasil

O Carrefour anunciou nesta semana que vai começar a explorar no Brasil o modelo de loja de proximidade, os chamados minimercados, e espera que essas lojas sejam a maior parte das inaugurações previstas para os próximos doze meses.