10 frases de Elon Musk, da Tesla, sobre inspiração, trabalho e o futuro

Hoje, 21, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou em sua conta do Twitter que vai buscar nos Estados Unidos uma fábrica da Tesla para o Brasil

Elon Musk, fundador da montadora de carros elétricos Tesla, é um dos bilionários mais polêmicos e visionários do mundo. Entre seus planos, estão construir carros elétricos de luxo e acessíveis, baterias de energia solar, colonizar Marte e outros planetas e resolver o trânsito em grandes cidades com extensas redes de túneis.

Conseguiu a façanha de criar quatro empresas com valor superior a 1 bilhão de dólares: o meio de pagamento PayPal, a fabricante de foguetes SpaceX, a montadora de carros elétricos Tesla e a SolarCity, fabricante de baterias incorporada à Tesla em 2016. 

Intenso em todas suas empreitadas, chegou a trabalhar 100 horas por semana para o lançamento do Model 3 da Tesla, dormindo no escritório e com impactos em sua vida pessoal. Valeu a pena. A Tesla atingiu valor superior a 100 bilhões de dólares em janeiro, tendo mais do que dobrado de tamanho desde o início do ano. 

Hoje, 21, o presidente da República, Jair Bolsonaro, pegou os brasileiros de surpresa ao afirmar em sua conta do Twitter que vai buscar nos Estados Unidos uma fábrica da Tesla para o Brasil. Para especialistas do setor automotivo, entretanto, é improvável que o investimento aconteça.

As empreitadas do empresário nascido na África do Sul chamam a atenção e a sua visão para o futuro da humanidade é inspiradora e, por vezes, difícil de acreditar. Embora ele trabalhe para desenvolver tecnologia aeroespacial e levar a humanidade para além do planeta Terra, suas visões sobre a inteligência artificial são bem mais críticas.

Veja abaixo 10 frases ditas por Musk sobre inspiração, trabalho e o futuro.

  1. “O primeiro passo é estabelecer que algo é possível. Então a probabilidade irá ocorrer.”
  2. “Todas as organizações desenvolvendo Inteligência Artificial deveriam ser reguladas, incluindo a Tesla.”
  3. “Precisamos ser super cuidadosos com Inteligência Artificial. Potencialmente mais perigoso que armas nucleares.”
  4. “Acabei de olhar para minha página na Wikipédia pela primeira vez em anos. É uma loucura! Aliás, alguém pode por favor deletar ‘investidor’. Eu basicamente faço zero investimentos. Se a Tesla e a SpaceX forem à falência, eu também vou. Como deve ser.”
  5. “Se uma empresa ou um pequeno grupo de pessoas conseguir desenvolver superinteligência divina, eles poderão dominar o mundo. Pelo menos quando há um ditador do mal, esse humano vai morrer. Mas, para uma IA, não haverá morte – ela viveria para sempre. E então você teria um ditador imortal do qual nunca poderíamos escapar.”
  6. “Nos últimos 12 anos, tentei tirar uma semana de folga duas vezes. Na primeira vez que tirei uma semana de folga, o foguete Orbital Sciences explodiu e o foguete [Virgin Galactic] de Richard Branson explodiu na mesma semana. Na segunda vez que tirei uma semana de folga, meu foguete explodiu. A lição aqui é: não tire uma semana de folga.”
  7. “É incrivelmente difícil sobreviver como empresa de automóveis. Incrivelmente difícil. As pessoas não têm ideia de quanta dor as pessoas da Tesla passaram, inclusive eu. Foi torturante. Portanto, como uma startup de automóveis, é muito mais difícil ter sucesso do que se você for uma marca estabelecida e consolidada. É absurdo que Tesla esteja viva. Absurdo!”
  8. “A Tesla não pode morrer. Tesla é incrivelmente importante para o futuro do transporte sustentável e geração de energia. O objetivo fundamental, o bem fundamental que a Tesla fornece é acelerar o advento do transporte e da produção de energia sustentáveis”
  9. “É muito importante para o futuro do mundo. É muito importante para toda a vida na Terra. Isso substitui os partidos políticos, raça, credo, religião, não importa. Se não resolvermos o meio ambiente, estaremos todos condenados”
  10. “Só acho que deve haver razões pelas quais você acorda de manhã e quer viver. Qual é o objetivo? o quê te inspira? O que você ama no futuro? Se o futuro não inclui estar entre as estrelas e ser uma espécie multi-planetária, é incrivelmente deprimente.”