Zona do euro tem superávit comercial em outubro

A agência de estatísticas Eurostat informou que o superávit dos 17 países do euro foi de 1,1 bilhão de euros no mês

Bruxelas – A zona do euro teve um superávit comercial ligeiramente maior do que o previsto em outubro, segundo dados sem ajustes sazonais divulgados nesta sexta-feira, mas o desempenho do bloco foi consideravelmente mais fraco do que o registrado há um ano.

A agência de estatísticas Eurostat informou que o superávit dos 17 países do euro foi de 1,1 bilhão de euros em outubro, contra 3,1 bilhões em outubro de 2010. As exportações subiram 6 por cento e as importações aumentaram 7 por cento em termos anuais.

Economistas ouvidos pela Reuters previam superávit de 1 bilhão de euros.

Com ajustes sazonais, a balança comercial foi positiva em 0,3 bilhão de euros em outubro, contra 2,2 bilhões em setembro.

Entre janeiro e outubro, o déficit sem ajustes cresceu para 18,8 bilhões de euros, contra 10,9 bilhões no mesmo período de 2010, com as exportações crescendo 13 por cento e as importações avançando 14 por cento.

Para as 27 nações da União Europeia, o déficit comercial com a China entre janeiro e setembro caiu a 118 bilhões de euros, ante 122,6 bilhões no mesmo período do ano passado.

A Alemanha teve o maior superávit nesses nove meses, totalizando 117,9 bilhões de euros. A França, segunda maior economia da zona do euro, teve déficit de 65,8 bilhões de euros, segundo a Eurostat.