Zimbábue declara emergência sanitária devido a surto de cólera

O governo informou que o 20 pessoas já morreram por cólera na capital Harare e mais de 2 mil foram contaminadas

Harare – O Zimbábue declarou nesta terça-feira emergência sanitária devido a um surto de cólera em sua capital, Harare, após a morte de 20 pessoas e o contágio de outras 2 mil em consequência do consumo de água contaminada, informou o ministro da Saúde do país, Obadiah Moyo.

“Não queremos mais mortes, declaramos o alerta para conter a cólera, a febre tifoide e tudo o que está acontecendo”, disse Moyo aos veículos de imprensa após visitar um dos hospitais que estão cuidando de pacientes na capital.

O surto começou nos subúrbios de Glen View e Budiriro, onde, segundo funcionários do Conselho Municipal de Harare, o vazamento em um encanamento de esgoto estaria contaminando a água dos poços comunitários que abastecem os moradores.

Harare, assim como muitos povoados e cidades do país, não conta com água potável suficiente, o que obriga os habitantes a usar água de poços não protegidos.

A venda de carne e de frutos do mar nas áreas afetadas foi proibida, segundo as autoridades, e alguns colégios suspenderam suas aulas para evitar mais contágios, de acordo com o jornal local “The Chronicle”.

O governo do Zimbábue também solicitou ajuda às Nações Unidas e a empresas privadas para que disponibilizem água potável para as regiões contaminadas.

Esta é a quarta vez nos últimos 15 anos que a cólera, uma doença tratável que causa vômitos e diarreia intensa, e que pode chegar a ser letal se não for tratada a tempo, afeta o Zimbábue.

Entre 2008 e 2009 foi registrada epidemia de cólera na história do país, com 4 mil mortos em nove meses, enquanto mais de 90 mil pessoas foram infectadas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s