Zelaya será operado no sábado em Santo Domingo

Ex-presidente de Honduras fraturou o fêmur após uma queda; estado de saúde é estável

Santo Domingo – Manuel Zelaya, ex-presidente de Honduras, e que nesta sexta-feira fraturou o fêmur ao sofrer uma queda, está em situação estável e será operado no sábado em Santo Domingo, onde permanece internado em um centro médico, informou à Agência Efe sua filha, Xiomara.

O ex-líder hondurenho, que sofreu o acidente doméstico no quarto de sua filha, havia chegado à capital caribenha para participar de um evento intitulado ”O Parlamento Centro-Americano dentro do processo de integração”.

Após a operação está previsto que o ex-governante permaneça ”dois dias” em Santo Domingo para se recuperar, mas depois tem a intenção de retornar a Honduras para retomar suas atividades políticas, segundo Xiomara Zelaya.

”Ele me disse que estará presente no lançamento da minha mãe em 28 de junho”, declarou a jovem, em referência à pré-candidatura da esposa de Zelaya para as eleições presidenciais de 2013 pelo Partido Livre.

O ex-mandatário recebeu assistência no Hospital das Forças Armadas e foi levado até o Centro de Diagnóstico de Medicina Avançada e Telemedicina (Cedimat), onde permanece acompanhado de seus familiares, segundo um comunicado de sua filha.

Zelaya estava na casa da jovem, que estuda em Santo Domingo, e deslizou ao caminhar sobre ”um piso recentemente molhado”, disse Xiomara.