Xi recebe Modi para abrir novo capítulo entre China e Índia

Durante a reunião, o presidente chinês afirmou que espera melhorar a relação entre os dois países

O presidente chinês, Xi Jinping, fez um apelo nesta sexta-feira para a abertura de “um novo capítulo” nas relações entre a China e a Índia em uma cúpula informal com primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Xi recebeu o chefe do governo indiano no museu provincial da cidade de Wuhan (centro), para o que foi apresentado como “uma cúpula informal” que vai se estender até sábado.

“Espero que o primeiro-ministro e eu possamos abrir um novo capítulo nas relações sino-indianas nesta reunião”, disse Xi, de acordo com a televisão estatal CCTV, aplaudindo o “bom relacionamento” entre os dois países.

“Quero que a amizade de nossos países seja reforçada indefinidamente”, declarou.

China e Índia, juntos, respondem por 40% da população mundial, e têm a “responsabilidade” de lidar com os grandes desafios do planeta e a cúpula de Wuhan é “uma boa oportunidade” para fazê-lo, considerou Modi.

Nas declarações citadas pela imprensa, nenhum dos dois líderes mencionou as disputas territoriais que envenenam as relações bilaterais.

A reunião acontece alguns meses depois de um aumento da tensão na zona fronteiriça de Doklam, no Butão, onde houve confrontos entre os exércitos chinês e indiano.

Os dois países têm uma longa história de relações tensas. Nos últimos anos, a China se aproximou do Paquistão e a Índia intensificou a cooperação com os Estados Unidos.