Webb abandona pré-candidatura Democrata nos EUA

"Estou retirando minha tentativa de ser o nomeado pelo Partido Democrata", disse Webb em entrevista à imprensa.

Washington – O ex-senador norte-americano pelo estado da Virgínia Jim Webb anunciou que abandonou a tentativa de se candidatar pelo Partido Democrata à presidência dos EUA e que está considerando concorrer ao cargo como candidato independente.

“Estou retirando minha tentativa de ser o nomeado pelo Partido Democrata”, disse Webb em entrevista à imprensa.

Webb, que entrou na corrida democrata no começo de julho, disse que a decisão sobre concorrer como independente vai levar em conta o apoio que ele receberá nas próximas semanas.

“Vamos ter de ver o que acontece agora”, afirmou. Segundo Webb, suas visões nem sempre se alinham com um Partido Democrata que tem ido aos “extremos” nos últimos anos. “O Partido Democrata precisa voltar para suas mensagens mais tradicionais”, declarou.

Com a saída de Webb, restam quatro principais pré-candidatos democratas, apenas dois deles com mais de 1% nas pesquisas nacionais.

A situação contrasta com a do Partido Republicano, que tem mais de uma dúzia de pré-candidatos.

O ex-senador tem aparecido nas pesquisas com pouco apoio dos eleitores democratas e não conseguiu progredir depois do debate do partido realizado na semana passada.

Webb também vinha realizando poucos eventos de campanha e empregando esforços mínimos para levantar fundos para sua candidatura.