Volkswagen apresenta versão elétrica do New Bettle

O E-Bugster possui motor elétrico de 114 cavalos e bateria de íon-lítio com autonomia de 160 quilômetros em uma recarga

São Paulo – A Volkswagen aproveitou o salão do automóvel de Detroit, que teve início na última segunda-feira (9), para apresentar o E-Bugster. O modelo é uma adaptação do New Beetle, em versão elétrica e com acessórios esportivos.

O nome do carro é fruto da mescla de três palavras: E, para elétrico; “Bug”, que é o apelido norte-americano para o Beetle; e “speedster”, palavra que está normalmente ligada aos carros esportivos com apenas dois lugares.

O E-Bugster é equipado com um motor elétrico de 114 cavalos e uma bateria de íon-lítio que fornece ao carro autonomia para rodar 160 quilômetros em uma mesma recarga, sem emitir gases de efeito estufa na atmosfera. A bateria pesa 278 quilos e está instalada abaixo do piso. Um dos grandes diferenciais do equipamento é o fato de que ele pode ser recarregado nos três tipos de carregadores disponíveis, sendo que no trifásico é capaz de ter 80% de sua carga abastecida em apenas 30 minutos.

O modelo elétrico do Beetle utiliza luzes de LED e possui painel inteligente. No lugar onde estaria o tacômetro está uma tela de consumo de energia, que varia de acordo com a aceleração do automóvel. Também existe um medidor de bateria e um display que mostra ao motorista a intensidade de regeneração da bateria.

O E-Bugster deve servir de modelo para uma versão conversível, que está em planejamento, mas deve sofrer pequenas alterações, principalmente no pára-brisas, que pode ter redução de três polegadas. Por se tratar de um conceito, o carro ainda não está disponível para comercialização no mercado.