Após terremoto e tsunami, vulcão entra em erupção na Indonésia

O vulcão está a 600 km da ilha afetada por terremoto de magnitude 7,5 seguido de um tsunami. Desastres causaram a morte de mais de 1.400 pessoas

Indonésia – O vulcão Sotupan, localizado na ilha de Celebes, na Indonésia, entrou em erupção nesta quarta-feira, obrigando que as autoridades do país asiático elevassem o alerta na região para o nível 3 de uma escala de 4, informaram fontes oficiais.

O Sotupan emitiu uma coluna de fumaça e cinza de 4 mil metros de altura que se move em direção ao oeste do vulcão, onde as autoridades estabeleceram um rádio de segurança de 4 quilômetros ao redor da cratera, indicou a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB, sigla em indonésio).

O vulcão está localizado a 600 quilômetros da mesma ilha afetada, na última sexta-feira, por um terremoto de magnitude 7,5 seguido de um tsunami, que causou mais de 1,4 mil mortes.

A atividade do Sotupan coincide com a do Anak Krakatau, localizado no estreito de Sunda, entre as ilhas de Sumatra e Java, que nas últimas semanas registrou dezenas de erupções.

O porta-voz da BNPB, Sutopo Purwo Nugroho, disse em sua conta no Twitter que as condições deste vulcão são seguras, além do perímetro de segurança estabelecido em um raio de dois quilômetros ao redor da cratera.