Volta ao mundo em 6 notícias

Confira os acontecimentos desta quinta-feira pelo mundo

1. Manter Breivik em hospital custaria US$ 1,9 milhão por ano

Autoridades norueguesas na área de saúde calcularam quanto seria preciso para manter o atirador sob cuidados psiquiátricos. Pelo menos quatro pessoas por dia seriam necessárias para cuidá-lo, além de mais três durante a noite.

2. Greenpeace impede saída de pesqueiro com destino a Austrália

Um dos maiores barcos pesqueiros do mundo ficou preso no porto holandês de Ijmuiden, por causa de correntes colocadas ao redor de sua hélice pela ONG. O “FV Margiris” iria pescar no sul da ilha da Tasmânia.

3. Cientistas americanos desenvolvem bateria em spray

Uma inovação que pode revolucionar o desenho de baterias de íon-lítio – aquelas que alimentam laptops, celulares e carros elétricos.Em forma de spray, ela pode ser borrifada sobre qualquer superfície, deixando os equipamentos mais finos e leves.


4. Manuscrito inédito de Chaplin é encontrado na Itália

A Filmoteca da cidade de Bolonha encontrou um manuscrito com anotações do ator britânico sobre uma possível obra. O projeto seria inspirado no dançarino Vaslav Nijinsky.

5. Alemanha chega à cúpula da UE dizendo “Nein! No! Non!”

Não, não e não. Nada de afirmações positivas dadas por Ângela Merkel. A chanceler alemã não pretende reverter sua recusa em garantir as dívidas dos outros países. Seus parceiros da União Europeia, no entanto, dizem que essa pode ser a única maneira de salvar o euro.

6. Londres inaugura teleférico sobre Tâmisa a um mês das Olimpíadas

Aproximadamente 2,5 mil pessoas poderão ser transportadas pelo teleférico, montado 90 metros acima do rio Tâmisa. Ele funcionará diariamente e unirá dois grandes centros esportivos em apenas cinco minutos.