Volta ao mundo em 5 notícias

Confira o que aconteceu pelo mundo nesta segunda-feira

1. Nova York propõe descriminalizar posse de maconha em público

Para acabar com a discriminação contra latinos e negros, o governador Andrew Cuomo apresentou uma medida que pune, da mesma forma, a posse pública e privada da droga. Caso seja aprovada, quem for pego com até 25 gramas de maconha levará uma multa de, no máximo, 100 dólares.

2. China bloqueia termo “Bolsa de Xangai” por aludir a massacre

64,89 pontos. O número não teria provocado tanto alvoroço caso não se remetesse à data do massacre da Praça da Paz Celestial, na China, que completa justamente hoje 23 anos. “6-4-89”, lido na ordem anglo-saxã, equivale a 4 de junho de 1989. A coincidência deixou muitos com uma dúvida: seria algo macabra ou ação de um hacker?

3. Beatles dominam vendas no Reino Unido nos últimos 60 anos

Os números não enganam o sucesso da banda inglesa: foram quase 22 milhões de cópias de singles vendidas nas últimas seis décadas. O primeiro deles, foi “Love Me Do”, em 1962. 

4. Para Argentina, petrolíferas britânicas nas Malvinas são ilegais 

As operações de prospecção de petróleo feitas por cinco companhias do Reino Unido nas Ilhas Malvinas estão sendo consideradas clandestinas para o governo argentino. Segundo um comunicado enviado hoje, as empresas sofrerão sanções administrativas, como ações civis e penais. 

5. Menino de 9 anos consegue viagem para Disney e doa a filha de soldado morto

A generosidade de Brendan Haas tem impressionado muitas pessoas ao redor do mundo. Por meio do Facebook, o garoto conseguiu trocar um soldado de brinquedo por uma viagem ao parque de diversões – e a doou para uma menina de dois anos, cujo pai morreu no Afeganistão.