Violentos combates na cidade síria de Yabrud

Em Yabrud, na região da fronteira com o Líbano, o Exército tenta conquistar a última localidade importante em poder dos rebeldes na zona montanhosa de Qalamun

O Exército sírio e rebeldes combatiam nesta quinta-feira pelo controle da cidade de Yabrud, ao norte de Damasco, enquanto um atentado suicida matava oito soldados na prisão central de Aleppo.

Em Yabrud, na região da fronteira com o Líbano, o Exército tenta conquistar a última localidade importante em poder dos rebeldes na zona montanhosa de Qalamun.

“Há um grande número de baixas em ambos os lados, mas não temos um número exato”, declarou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Segundo o jornal Al Watan, “o Exército sírio avança sobre a cidade e está prestes a assumir seu controle”.

Uma fonte ligada ao Hezbollah – grupo libanês xiita que apoia o regime em Damasco – disse à AFP que “Yabrud será conquistada (…), muito em breve, pela força ou por negociação”. “Em seguida controlaremos a montanha que domina o povoado (libanês) de Aarsal”.

Para o Hezbollah, esta batalha é crucial para deter os ataques com carros-bomba dos últimos meses contra localidades do grupo no Líbano.

Em Aleppo, no norte da Síria, oito soldados morreram e 20 ficaram feridos após um ataque suicida realizado pela Frente al Nosra contra uma prisão.

Segundo o OSDH, um carro-bomba explodiu diante da entrada da prisão, antes que dois suicidas detonassem explosivos dentro do centro penitenciário.

Na província de Homs, no centro do país, 18 rebeldes morreram na madrugada desta quinta-feira durante um ataque contra um povoado alauita, defendido por soldados e membros de uma milícia pró-regime, segundo o OSDH.