Violência explode em Ferguson, EUA; veja fotos dos protestos

Manifestações aconteceram após júri decidir não indiciar o policial branco, Darren Wilson, que matou com 6 tiros um jovem negro desarmado, Michael Brown

São Paulo – A madrugada desta terça-feira foi de protestos violentos na cidade de Ferguson, Missouri (Estados Unidos). As manifestações aconteceram após o júri decidir não indiciar criminalmente o policial branco Darren Wilson, que matou com seis tiros um jovem negro desarmado, Michael Brown.

O caso aconteceu em 9 de agosto, em plena luz do dia. Segundo testemunhas, o jovem estava com os braços para o alto quando foi baleado. Wilson, por sua vez, disse ter agido em legítima defesa, pois temia um ataque.

O corpo de Brown ficou estendido por horas na rua até fosse retirado do local. O fato foi visto como sinal de desprezo das autoridades pela população negra local, que é a maioria. Desde então, tensões raciais tomaram conta de Ferguson.

A família do jovem pediu calma aos participantes dos protestos e expressou a decepção com a decisão. Barack Obama também se manifestou e reconheceu que o país ainda tem muito a fazer quando o assunto é discriminação racial.

Os apelos, contudo, foram em vão. Segundo informações de agências de notícias, nesta madrugada, edifícios foram queimados, tiros disparados e dezenas de pessoas foram presas. Veja aqui imagens da confusão.