Vietnã cresce 5,98% em 2014 ajudado por smartphones

Um dos fatores que impulsionou a economia do pequeno país do sudeste asiático foi a exportação de smartphones e tablets

– Hanói, 27/12/2014 – O produto interno bruto (PIB) do Vietnã cresceu 5,98% em 2014, segundo dados divulgados pelo governo neste sábado. O número marca uma aceleração em relação ao ano passado, quando a expansão foi de 5,42%, e também superou a meta do governo, de 5,80%. Um dos fatores que impulsionou a economia do pequeno país do sudeste asiático foi a exportação de smartphones e tablets pela sul-coreana Samsung, que montou uma grande base de produção lá.

De acordo com os dados do governo, as exportações subiram 13,6% este ano, para US$ 150 bilhões, enquanto as importações cresceram 12,1%, para US$ 148 bilhões. Entretanto, a demanda interna continua fraca, o que, juntamente com a queda nos preços do petróleo, fez com que a inflação caísse para 1,84% este ano, o menor nível em décadas. O governo disse que vai continuar priorizando a estabilidade macroeconômica no próximo ano, com a meta de um crescimento de 6,2% do PIB e uma inflação de 5,0%.

O Vietnã geralmente divulgada dados antes do fim do período analisado, revisando os números posteriormente. Fonte: Dow Jones Newswires.