Vídeo mostra o momento do ataque terrorista na Turquia

Grupo de estudantes se reuniu em Suruç e seguiria para a cidade curda síria de Kobani, onde auxiliaria na reconstrução. Ataque é atribuído ao Estado Islâmico

São Paulo – A tarde de ontem foi de violência na cidade de Suruç, Turquia, quando em meio a uma manifestação estudantil pró-curdos, um ataque terrorista, realizado por um homem-bomba, matou 30 pessoas e feriu gravemente ao 20 vinte pessoas.

O grupo de 300 estudantes se preparava para ir para Kobani, cidade curda síria devastada por embates entre combatentes curdos e militantes do Estado Islâmico (EI), e iriam participar da sua reconstrução. O ataque, suspeitam as autoridades da Turquia, foi executada por um extremista ligado ao EI.

Um vídeo amador divulgado no YouTube pelo The Daily Sabbah, um jornal de língua inglesa publicado na Turquia, mostrou o momento da explosão. As imagens começam mostrando os estudantes cantando em torno de uma faixa de apoio à Kobani.

De um lado, um participante auxilia um cadeirante a passar em meio ao grupo e, ao fundo, é possível ver tantos outros andando e conversando. De repente, a explosão e, a partir daí, ouve-se apenas gritos de pânico e muita correria.  

Suruç fica a cerca de 800 km da capital Ancara e, de acordo com o The Daily Sabbah, abriga um dos maiores campos de refugiados na Turquia, lar de mais de 35 mil sírios que fugiram de Kobani no ano passado para escapar da violência. 

Veja o vídeo abaixo. As imagens são fortes.