Vídeo mostra a dificuldade da busca por submarino desaparecido

Embarcação ARA San Juan desapareceu na última quarta-feira enquanto navegava entre o porto de Ushuaia e Mar del Plata. É ocupada por 44 pessoas

São Paulo – As condições climáticas na região na qual o submarino ARA San Juan é procurado foram classificadas como “péssimas” pela Marinha da Argentina. Ondas com entre 5 e 6 metros de altura e ventos fortíssimos dificultam as buscas, como mostra um vídeo divulgado pela equipe. A expectativa é a de que o clima permaneça ruim até amanhã.

Veja a situação abaixo, registrada pelo navio ARA Sarandí:

A embarcação ARA San Juan desapareceu na última quarta-feira enquanto navegava entre o porto de Ushuaia e o Mar del Plata, 400 km ao sul da capital Buenos Aires. A tripulação, composta por 44 pessoas, comunicou uma avaria nas baterias na última manifestação antes de constatado o seu sumiço.

Até o momento, no entanto, nenhuma notícia do seu paradeiro. Nesta segunda-feira, a Marinha argentina divulgou ter detectado sons que podem pertencer ao submarino e poderiam ser ferramentas batendo contra o casco.

As buscas pela embarcação estão sendo conduzidas com a ajuda de aeronaves e navios de países como Brasil, Chile, Uruguai, Peru, Estados Unidos, Grã-Bretanha e África do Sul. O submarino foi construído em 1983 na Alemanha e é o mais novo entre os três da Marinha argentina.