Vice chinês pede aos EUA que não politizem questões econômicas

Xi Jinping pediu a Washington o fim das restrições às exportações de alta tecnologia para a China e uma facilitação dos investimentos das empresas chinesas nos EUA

Pequim – O vice-presidente da China, Xi Jinping, pediu nesta quarta-feira aos Estados Unidos que “evitem politizar as questões econômicas”, no momento em que as duas potências divergem a respeito de vários temas.

Xi, futuro presidente da China a partir de 2013, fez o comentário durante uma reunião com o ex-secretário americano do Tesouro Henry Paulson.

O vice-presidente pediu a Washington o fim das restrições às exportações de alta tecnologia para a China e uma facilitação dos investimentos das empresas chinesas nos Estados Unidos.

“No contexto econômico atual, é vital para a China, para os Estados Unidos e para o mundo reforçar os vínculos econômicos e comerciais entre os dois países, com base na reciprocidade e benefício mútuo”, declarou Xi.

Os Estados Unidos têm um grande déficit comercial com a China e responsabilizam a desvalorização do yuan e o difícil acesso ao mercado chinês. Pequim reclama das restrições de acesso ao mercado americano, principalmente nos setores de energia e telecomunicações.