Venezuela sugere que EUA financiam desestabilização da Nicarágua

Secretária da missão da Venezuela na OEA disse que a "desestabilização da Nicarágua" tem "financiamento exterior"

Washington – A representante da Venezuela na Organização dos Estados Americanos (OEA), Sara Lambertini, afirmou nesta sexta-feira que, “sem o dinheiro dos Estados Unidos, a violência acaba na Nicarágua”.

Lambertini, segunda secretária da missão da Venezuela na OEA, fez estas declarações durante uma sessão extraordinária do Conselho Permanente do organismo, com sede em Washington, realizada a pedido de Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos e Peru.

A representante venezuelana fez menção a uma audiência realizada nesta quinta-feira na Câmara de Representantes dos EUA, da qual participou o embaixador americano da OEA, Carlos Trujillo, e onde, segundo assegurou Lambertini, se pôde entender “o verdadeiro plano” para a Nicarágua.

A funcionária indicou que, durante essa audiência, Trujillo assinalou o governo da Nicarágua como culpado da crise, ditou medidas coercitivas contra o Executivo e disse que a solução era mudar de gabinete, algo “contrário à Constituição”.

De acordo com a representante venezuelana, isto demonstra “o financiamento exterior da desestabilização da Nicarágua”.

Tanto a Venezuela como a Nicarágua mostraram hoje suas reservas com a realização da sessão extraordinária da OEA.

Desde abril, a Nicarágua é palco de protestos contra o governo do presidente Daniel Ortega, cuja repressão causou 351 mortos desde o último dia 18 de abril, segundo dados dos organismos humanitários.

Os protestos contra Ortega e contra sua esposa e vice-presidente, Rosario Murillo, começaram contra reformas fracassadas da seguridade social e se transformaram em um movimento que pede a renúncia do presidente, depois de 11 anos no poder, com acusações de abuso de poder e corrupção em suas costas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s