A erupção do vulcão Villarica no Chile em vídeo e fotos

Um dos vulcões mais ativos da América do Sul, o Villarica entrou em erupção na madrugada desta terça-feira na região de Pucon, localizada a 780 km de Santiago

São Paulo – Um dos vulcões mais ativos da América do Sul, o Villarica entrou em erupção na madrugada desta terça-feira na região de Pucón, localizada no sul do Chile e a 780 km de Santiago. Segundo informações de autoridades locais, foi emitido um alerta vermelho para as cidades localizadas num raio de 10 km do local e foram evacuadas mais de três mil pessoas.

O Villarica está no Parque Nacional Villarica e tem 2.843 metros de altitude. Ainda de acordo com autoridades chilenas, as partículas que vêm sendo expelidas desde as 3h da manhã já atingiram os 3 km de altura. Sua última grande erupção, revelou um órgão ligado ao parque, aconteceu entre 1984 e 1985. Desde então, a atividade registrada no vulcão é descrita como persistente.

Nas redes sociais, usuários que estão na turística e pacata cidadezinha de Pucón estão compartilhando dezenas de vídeos e imagens chocantes que mostram a intensa atividade do Villarica. EXAME.com selecionou alguns deles. Confira abaixo.