Van Rompuy chama reunião de emergência da UE por crise de dívida

Altos funcionários da União Europeia foram convocados para a reunião de segunda-feira

Bruxelas – O chefe do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, convocou uma reunião de emergência para segunda-feira com altos funcionários da União Europeia para discutir os esforços para elaborar um segundo resgate para a Grécia e a inquietude pela pressão do mercado sobre a Itália, disseram à Reuters três fontes do bloco.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, e o comissário europeu para Assuntos Econômicos e Monetários, Olli Rehn, foram convocados para o encontro em Bruxelas.

Está previsto que as conversas girem em torno da tentativa de garantir a participação do setor privado em um segundo pacote de resgate à Grécia e das crescentes preocupações com a Itália.

A reunião tentará chegar a um consenso mais claro entre os funcionários antes de que os ministros das Finanças da zona do euro se reúnam mais tarde na segunda-feira para tratar do tema da Grécia e dos resultados das provas de estresse dos bancos europeus, que devem ser divulgadas em 15 de julho.