Usinas de aço da China fecham para evitar inspeções

Segundo fontes da indústria, uma série de laminadoras de aço de pequeno porte de Hebei suspenderam a produção para evitar inspeções ambientais

Xangai – Uma série de laminadoras de aço de pequeno porte na principal província siderúrgica da China suspenderam a produção para evitar inspeções ambientais, afirmaram fontes da indústria, em uma estratégia que pode pesar sobre o preços de minério de ferro se os esforços de controle da poluição se intensificarem.

As mais recentes inspeções ambientais na província de Hebei acontecem um mês depois que Pequim sofreu o pior período de poluição do ar da história recente, forçando o governo a tornais mais rígidos os padrões do diesel e da gasolina.

O fechamento temporário destas usinas laminadoras na China, maior produtor de aço e consumidor de minério de ferro do mundo, também acontece pouco depois de que temores sobre demanda mais fraca por aço na China derrubou em mais de 12 por cento os preços de minério de ferro, desde o pico em 16 meses, de 158,90 dólares, registrado em fevereiro.

“Soubemos que haveria uma inspeção ambiental em breve, então suspendemos a produção desde quinta-feira”, disse um membro da equipe de administração de uma usina laminadora de 200 mil toneladas em Tangshan. Ele pediu para não ser identificado para evitar repercussões junto às autoridades.

Usinas laminadoras utilizam produtos semi-acabados, como tarugos, para produzirem vergalhões ou outros produtos usados em construção. O setor consome uma média de 60 mil a 80 mil toneladas de tarugos por dia, segundo a consultoria Mysteel.

Usinas siderúrgicas na região que possuem seus próprios alto-fornos ainda estão operando, informaram fontes do setor.

“Deve haver mais usinas laminadoras aderindo às paralisações, já que a maioria delas não tem capacidade para cumprir padrões ambientais”, disse um membro da usina de Tangshan. A empresa somente retomará atividades quando as inspeções estiverem encerradas, disse ele.

Muitas companhias industriais da China que não cumprem padrões ambientais e frequentemente dependem de informantes sobre visitas de autoridades ambientais para terem tempo de limparem suas instalações ou para pararem a produção. O fechamento temporário pode ajudar as empresas a evitarem multas ou serem sujeitadas a mais inspeções de autoridades.