União Europeia apresenta novo programa de investimento na América Latina

O novo programa de financiamento de projetos na América Latina é no valor de US$ 167,8 milhões

São Paulo – A União Européia apresentou nessa sexta-feira seu novo programa de financiamento de projetos na América Latina, no valor de US$ 167,8 milhões, durante a inauguração do Fórum Regional para Facilidade de Investimento na América Latina (LAIF, sigla em inglês), em El Salvador.

O encontro foi realizado para que os países da região conheçam os tipos de ajuda previstos no programa.

“O Fórum permitirá que cada um dos presentes volte para seu país sabendo como utilizar os dispositivos do projeto”, disse o chanceler salvadorenho, Hugo Martinez, durante a inauguração do evento.

“A ideia é que os recursos sirvam para atrair investimentos de instituições financeiras internacionais. A prioridade será a área de infraestrutura, energia, desenvolvimento sustentável e apoio à pequena empresa”, afirmou à Efe o representante da UE em El Salvador, Stefano Gatto.

O chanceler de El Salvador destacou que seu país é um dos primeiros beneficiados e receberá investimentos para expansão de ume hidrelétrica.

O LAIF é um mecanismo inovador que combina cooperação não reembolsável da UE e de outros doadores com empréstimos de instituições financeiras de desenvolvimento europeias, assim como de bancos regionais de desenvolvimento da América Latina