UE ajudará Ucrânia a pagar dívida de gás à Rússia

"O pagamento das faturas de gás que a Ucrânia deve figuram no pacote de ajuda da Comissão Europeia", disse Gunther Oettinger, comissário europeu de Energia

A União Europeia (UE) ajudará a Ucrânia a pagar sua dívida de 2 bilhões de dólares de gás russo e também pode lhe fornecer gás, anunciou nesta terça-feira o comissário europeu de Energia, Gunther Oettinger.

“O pagamento das faturas de gás que a Ucrânia deve figuram no pacote de ajuda da Comissão Europeia” que será adotado na quarta-feira, declarou após um encontro com os ministros europeus da Energia.

“A Naftogaz deve 2 bilhões de dólares à Gazprom e vamos ajudá-los a pagar esta conta”, afirmou.

“A ajuda da Comissão será completada pelas ajudas acordadas por alguns Estados”, explicou Oettinger, ressaltando que a ajuda de 1 bilhão de dólares anunciada nesta terça-feira pelos Estados Unidos será para o setor energético ucraniano.

Nesta terça-feira, a Gazprom decidiu acabar a partir do mês de abril com a redução do preço do gás vendido à Ucrânia, uma medida adotada no âmbito de um plano de ajuda a esta ex-república soviética, “já que não cumpre com os acordos relacionados à concessão desta diminuição”.

Oettinger também indicou que receberá no dia 19 de março o ministro ucraniano da Energia, Yuri Prodan, para discutir a ajuda europeia a Kiev.

A Comissão Europeia apresentará na quarta-feira seu pacote de ajuda à Ucrânia, país que se encontra em graves dificuldades financeiras.