TV demite âncora por chamar presidente chinês Xi de “Onze”

Xi Jinping deixou a Índia nesta sexta-feira após visita para promover os laços comerciais e econômicos entre os dois países

Nova Deli – Uma âncora de TV indiana foi demitida após ter se referido ao presidente chinês, Xi Jinping, como “Onze” Jinping, aparentemente após confundir o nome de Xi com o algarismo romano XI, disse um funionário do canal de TV estatal nesta sexta-feira. Xi deixou a Índia nesta sexta-feira após visita para promover os laços comerciais e econômicos entre os dois países, prejudicados por uma longa disputa sobre fronteiras. A gafe da âncora aconteceu durante um programa de notícias da rede Doordarshan, na quarta-feira.

“É um erro imperdoável”, disse o funcionário à Reuters, sob condição de anonimato, acrescentando que a âncora estava empregada como temporária.

O incidente ocorreu em um momento no qual a Doordarshan tenta se reinventar para competir com redes privadas. Seus programas são com frequência motivo de chacota entre o público devida à baixa qualidade da produção. A gafe causou uma onda de comentários irônicos nas redes sociais. (Reportagem de Rajesh Kumar Singh)