Turquia bombardeia refúgios da guerrilha curda no Iraque

Os ataques aéreos contra posições da guerrilha no norte do país vizinho se tornaram mais frequentes nos últimos meses até formar quase parte da rotina militar

Istambul – As Forças Aéreas da Turquia voltaram a bombardear nesta sexta-feira as bases da guerrilha do Partido dos Trabalhadores de Curdistão (PKK) no norte do Iraque, segundo um comunicado militar citado pelo jornal “Hürriyet”.

Os caças turcos decolaram à 0h30 GMT e retornaram uma hora mais tarde, após bombardear posições e depósitos de armas do PKK nas regiões de Gara e Hakurk, situados no extremo nordeste do Curdistão iraquiano.

“Todos os alvos foram atingidos”, assegura o breve comunicado militar.

Os ataques aéreos contra posições da guerrilha no norte do país vizinho se tornaram mais frequentes nos últimos meses até formar quase parte da rotina militar, ao mesmo tempo em que continuam os combates entre o PKK e as forças da ordem no sudeste da Turquia.

O governo turco e a guerrilha romperam em julho do ano passado um cessar-fogo que tinha durado mais de dois anos e, desde então, os confrontos armados, tanto em regiões montanhosas como em vários bairros das cidades do sudeste, já mataram vários centenas de vítimas.