Túnel clandestino é descoberto em fronteira México-EUA

O túnel conta com um sistema de ventilação e iluminação e é considerado o mais "sofisticado até o momento em comparação com os encontrados nos últimos anos

Um sofisticado túnel em construção, que acredita-se que seria destinado ao tráfico de drogas e de imigrantes ilegais, foi encontrado no sábado, informou a polícia da cidade mexicana de Mexicali (noroeste), fronteiriça com os Estados Unidos.

A entrada do túnel era em um imóvel localizado a 300 metros da fronteira entre Mexicali e Calexico, na Califórnia, informou à AFP Marco Antonio Carrillo, chefe da polícia na cidade mexicana.

O túnel conta com um sistema de ventilação e iluminação e é considerado o mais “sofisticado até o momento em comparação com os encontrados nos últimos anos, além disso tem madeira em toda a estrutura”, disse Carrilo, que acrescentou que ele foi localizado graças a uma denúncia anônima.

Segundo as autoridades, o túnel tem 10 metros de profundidade e cerca de 30 metros de comprimento em direção à fronteira, já que ainda estava em construção. Um homem foi detido no local.

Nos últimos anos se multiplicaram as descobertas de túneis na fronteira do México com os Estados Unidos, especialmente na região noroeste.