Tufão Mangkhut, o mais forte do ano, deixa Filipinas em estado de alerta

Caso o tufão Mangkhut continue a crescer nas próximas horas, os ventos que o acompanham atingir os 220 km/h e ele será considerado um supertufão

Manila – O tufão Mangkhut, catalogado como o mais potente do ano, entrará nesta quarta-feira nas Filipinas, que se prepara para a chegada da tempestade que atingirá com mais força a ilha de Luzon, no norte do país.

Com categoria 5, Mangkhut, batizado “Ompong” nas Filipinas, se fortaleceu nas últimas horas e se move com ventos de 200 km/h, com sequências que alcançam os 245 km/h, segundo a Agência Meteorológica do país (Pagasa, sigla em inglês).

Se o Mangkhut continuar a crescer nas próximas horas e os ventos sustentados que o acompanham atingir os 220 km/h, será considerado como um supertufão.

O último supertufão que arrasou as Filipinas foi Haiyan, em 2013, um dos mais potentes registrados na história, que com ventos sustentados de 235 km/h, provocando mais de 6,3 mil mortes, 1 mil desaparecidos e 14 milhões de afetados.

A chegada de Mangkhut arrastará monções que nas próximas horas serão fortes nas províncias de Rizal, Cavite, Batangas e Manila à medida que a tempestade se aproxima do Pacífico em direção ao sul de Luzon.

De acordo com as previsões, Mangkhut se deslocará para o norte e poderia tocar a terra nas províncias de Isabela, Cagayan e Batanes, no extremo norte das Filipinas, entre sexta-feira e sábado.

Isabela e Cagayan são duas das principais regiões produtoras de arroz e milho do país e deviam recolher a colheita neste momento, mas teve que ser adiada por conta da iminente chegada do tufão.

Nas regiões onde são esperadas fortes inundações, como em áreas próximas a rios e costas, centro de evacuação para seus moradores já foram instalados.

O Mangkhut está localizado a cerca de 1,3 mil quilômetros a leste de Luzon e se desloca para o oeste a uma velocidade de 20 km/h.

As Filipinas recebem entre 15 e 20 tufões por ano durante a temporada de chuvas que começou no dia 8 de junho e geralmente termina entre novembro e dezembro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s