Trump zomba de biblioteca financiada no Afeganistão por premiê indiano

Os projetos incluíram a reconstrução de uma escola secundária de elite em Cabul e bolsas na Índia para 1.000 estudantes afegãos por ano

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, zombou nesta quarta-feira (2) do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, por financiar uma biblioteca no Afeganistão, sugerindo que não serviu para nada.

Trump mencionou a ajuda da Índia durante uma coletiva de imprensa em uma reunião de gabinete enquanto defendia sua determinação de que os Estados Unidos investissem menos no exterior.

Enquanto afirmava que se dava bem com Modi, Trump indicou que o líder indiano lhe diz”constantemente que construiu uma biblioteca no Afeganistão”.

“Sabe o que é isso? São tipo cinco horas do que nós gastamos” lá, disse Trump. “E devemos dizer: ‘Ah, obrigada pela biblioteca’. Eu não sei quem a está usando no Afeganistão”.

Não ficou claro a qual projeto Trump se referia, mas a Índia comprometeu três bilhões de dólares em assistência ao Afeganistão desde que as forças lideradas pelos Estados Unidos derrubaram o regime talibã extremista, depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Veja também

Os projetos incluíram a reconstrução de uma escola secundária de elite em Cabul e bolsas na Índia para 1.000 estudantes afegãos por ano.

Ao inaugurar o edifício do Parlamento afegão em 2015 após a reconstrução financiada pela Índia, Modi prometeu promover programas para “empoderar os jovens afegãos com educação moderna e habilidades profissionais”.