Trump critica juízes que tomam decisões em cima de suas opiniões

Apesar do presidente não citar nenhuma decisão específica, declarações sugerem que ele fez uma referência às suspensões de seus decretos migratórios

São Paulo – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou em vídeo veiculado na manhã desta sexta-feira os juízes que, segundo ele, tomam decisões “baseadas em suas opiniões” ou inclinações políticas, “em vez de respeitar a lei”.

Trump não citou nenhuma decisão específica, mas declarações anteriores sugerem que ele fez uma referência velada aos magistrados que suspenderam seus dois decretos para restringir a imigração de países de maioria muçulmana.

Trump afirmou que o comportamento de alguns juízes “mina o processo legislativo que tem sido o coração de nossa democracia”. “Os juízes não devem reescrever a lei, mas segui-la”, afirmou o presidente.

Em boa parte de sua mensagem, Trump tratou do fato de que nos próximos dias o Congresso pode votar a nomeação de Neil Gorsuch para a Suprema Corte.

Trump rasgou elogios ao magistrado indicado por ele mesmo, dizendo que Gorsuch é muito qualificado, respeita as leis e ajudará a preservar a democracia americana.