Trump assina primeiros decretos como presidente

Trump assinou a isenção legislativa aprovada pelo Senado à lei que proíbe que um militar aposentado há menos de 7 anos possa assumir a chefia do Pentágono

Washington – O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira seus primeiros decretos e documentos legislativos no cargo após tomar posse no Capitólio, em Washington.

Trump assinou a isenção legislativa aprovada pelo Senado nos últimos dias à lei que proíbe que um militar aposentado há menos de sete anos possa assumir a chefia civil do Pentágono, o que permite agora que James Mattis, conhecido pelo apelido “Cachorro Louco” e indicado por ele para liderar o Departamento de Defesa, tome posse.

Além disso, Trump assinou outros documentos relativos a suas nomeações para sua equipe presidencial e o decreto que torna hoje o Dia Nacional do Patriotismo nos Estados Unidos.

Cercado por alguns de seus assessores e familiares, Trump brincou enquanto assinava a isenção de Mattis.

“Pensei que era a lei da saúde”, ironizou, se referindo à promessa que fez de derrubar a reforma da saúde que foi um dos símbolos da gestão do agora ex-presidente Barack Obama e ficou conhecida como “Obamacare”.