Trump ainda pode renegociar acordo nuclear com Irã

De acordo com a Casa Branca, presidente confia que ainda pode negociar um novo acordo nuclear com o Irã

Washington — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confia que ainda pode negociar um novo acordo nuclear com o Irã, disse a assessora da Casa Branca Kellyanne Conway nesta segunda-feira, um dia depois de o governo iraniano anunciar que vai se afastar ainda mais dos termos do pacto nuclear de 2015.

Questionada se Trump acredita que ainda pode fazer o Irã renegociar um novo acordo nuclear, Conway disse a repórteres na Casa Branca: “Ele disse que está aberto. Se o Irã quiser começar a se comportar como um país normal… com certeza, absolutamente”.

Na noite da última quinta-feira (02), o general e herói iraniano Qasem Soleimani e o líder paramilitar iraquiano Abu Mehdi al-Muhandis morreram em um ataque dos Estados Unidos contra o Aeroporto de Bagdá, três dias após manifestantes pró-Irã tentarem invadir a embaixada americana na capital do Iraque, confirmou o Pentágono.

Segundo o departamento americano de Defesa, a ordem para liquidar Soleimani partiu diretamente de Donald Trump. “Sob as ordens do presidente, o Exército americano adotou medidas defensivas decisivas para proteger o pessoal americano e estrangeiro e matou Qasem Soleimani”, informou o Pentágono.

O ataque provocou preocupações em todo o mundo, com pedidos de calma para evitar uma “escalada”, enquanto Teerã promete represálias. O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, ameaçou “vingar” a morte de Soleimani e decretou três dias de luto nacional.