TPII retomará julgamento de Ratko Mladic no dia 25 de junho

Em princípio estava previsto que a promotoria chamasse suas primeiras testemunhas no dia 29 de maio, mas essa data foi anulada a pedido do ex-general

Haia – O Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) decidiu nesta quinta-feira que retomará no próximo dia 25 de junho o julgamento do ex-general servo-bósnio Ratko Mladic, após seu adiamento por tempo indefinido na semana passada.

”A Sala Primeira decidiu hoje que o julgamento será retomado no próximo dia 25 de junho em uma audiência na qual a promotoria convocará sua primeira testemunha”, informou o tribunal em comunicado.

Em princípio estava previsto que a promotoria chamasse suas primeiras testemunhas no dia 29 de maio, mas essa data foi anulada a pedido de Mladic, porque os promotores apresentaram documentos com atraso para a defesa.

No entanto, os juízes desprezaram o pedido do acusado de adiar o julgamento por seis meses, contando a partir do início do processo, no último dia 16 de maio.

”Em vistas do erro da promotoria na hora de apresentar documentos, a Sala considerou que um adiamento da audiência para as primeiras testemunhas da acusação está justificada, mas não considera que deva ser aceita a prorrogação de seis meses solicitada pela defesa”, anunciou o TPII.

Mladic sendo está acusado de crimes de guerra e lesa-humanidade, entre eles genocídio, supostamente cometidos durante a Guerra da Bósnia (1992-1995).