Terremoto de magnitude 6,6 atinge litoral da Indonésia

O Centro de Tsunamis do Pacífico, baseado no Havaí, afirmou que não havia ameaça de um tsunami destrutivo e generalizado após o tremor

Sydney  – Um forte terremoto de terremoto de 6,6 graus de magnitude abalou na manhã desta quarta-feira a região da ilha indonésia de Sumatra, informou o serviço geológico dos Estados Unidos.

O tremor ocorreu às 07h30 local (21h30 Brasília) a 300 km a sudoeste de Medan, capital da província de Sumatra do Norte, a uma profundidade de 45 km sob o mar.

Não foi emitido alerta de tsunami e até o momento não há informação sobre vítimas ou danos importantes.

O solo tremeu violentamente por cerca de um minuto em Simeulue, disse à AFP um morador desta pequena ilha situada 150 km a oeste de Sumatra e a mais abalada pelo tremor.

“As pessoas correram para fora de suas casas tomadas pelo pânico. Sentimos um violento abalo por cerca de um minuto ou mais, mas aqui não há sinais de danos”, disse Abdul Karim, funcionário de Sinabang, capital da ilha de Simeulue.

A ilha de Sumatra, no noroeste do arquipélago indonésio, foi devastada por um terremoto superior a 9 graus seguido de tsunami, no dia 26 de dezembro de 2004, que deixou mais de 170 mil mortos na região de Aceh e 220 mil no sudeste da Ásia.