Terremoto de 5,5 graus mata cinco pessoas no nordeste do Irã

Além dos cinco falecidos, há 20 feridos confirmados e que as vítimas poderiam aumentar à medida que avançam os trabalhos de resgate

Teerã – Pelo menos cinco pessoas morreram em um terremoto de magnitude de 5,5 graus na escala de Richter que sacudiu nesta quarta-feira a cidade iraniana de Zahan, na província nordeste de Coração do Sul, informou a agência local ”Fars”.

A agência afirmou que, além dos cinco falecidos, há 20 feridos confirmados e que as vítimas poderiam aumentar à medida que avançam os trabalhos de resgate.

Previamente, a ”Fars” tinha assinalado que muitas casas foram danificadas ou destruídas nos povoados próximos ao epicentro do terremoto.

A mesma agência disse que o terremoto provocou pânico na comarca, muito próxima a Biryand, a capital de Coração do Sul, e que grande parte da população permanece nas ruas perante o temor que suas casas possam ser afetadas em alguma das réplicas que do terremoto.

Até o momento, as autoridades locais enviaram um caminhão com cobertores e tendas de campanha para as vítimas e pediram mais auxílio aos departamentos de Gestão de Emergência da província e do Ministério do Interior.

Pelo menos doze das réplicas tinham superado os 2 graus e uma delas alcançou 3,4 graus, segundo o Centro Sismológico Iraniano.

O epicentro do terremoto se localizou a uma latitude de 33,5 graus norte e uma longitude de 59,54 graus leste e seu hipocentro a uma profundidade de nove quilômetros sob a superfície do terreno.

Como a maior parte do território do Irã, a província de Coração do Sul, fronteiriça com o Afeganistão, sofre frequentes sismos, que nas últimas décadas provocaram centenas de milhares de mortos no país.