Terremoto de 5,4 graus atinge leste do Japão

O terremoto aconteceu às 10h03 locais (23h03 de Brasília da segunda-feira) e seu epicentro foi localizado a cerca de 10 quilômetros de profundidade sob o mar

Tóquio – Um terremoto de 5,4 graus na escala Richter estremeceu nesta terça-feira a costa leste do Japão, mas sem que fosse ativado o alerta de tsunami e sem que, até o momento, se tenha informado sobre danos materiais e pessoais, informou a Agência Meteorológica do país.

O terremoto aconteceu às 10h03 locais (23h03 de Brasília da segunda-feira) e seu epicentro foi localizado a cerca de 10 quilômetros de profundidade sob o mar, em um ponto situado ao norte da Prefeitura de Ibaraki.

O tremor registrou uma intensidade de 5 graus na escala japonesa de 7, que se concentra mais nas regiões afetadas do que na intensidade do tremor.

O abalo sísmico foi sentido em 13 das 47 Prefeituras do Japão, inclusive em Tóquio, mas a intensidade registrada na capital chegou a apenas 1 grau na escala japonesa.

O Japão está localizado sobre o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico” e sofre terremotos com relativa frequência, por isso as normas de construção são muito estritas e há rigorosos protocolos de emergência.