Terremoto de 5,2 graus afeta parte do norte chileno

O abalo ocorreu depois de outro terremoto de 4,5 graus na escala Richter ter afetado três regiões chilenas na tarde desta quinta-feirta

Santiago do Chile – Um terremoto de 5,2 graus de magnitude na escala Richter afetou na noite desta quinta-feira parte do norte chileno, mas por enquanto não há reportes sobre vítimas ou danos materiais.

Segundo o Instituto de Sismologia de Geofísica da Universidade do Chile, o tremor ocorreu às 21h39 locais (22h39 de Brasília), com epicentro 18 quilômetros ao norte da cidade de Quillagua e a 54,3 quilômetros de profundidade.

Já o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o fenômeno alcançou uma magnitude de 5,1 graus e teve profundidade de 45 quilômetros.

O povoado de Quillagua, considerado o ponto mais seco do planeta e onde vivem cerca de 130 pessoas, fica 280 quilômetros ao norte de Antofagasta e a 1.450 quilômetros de Santiago.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi), dependente do Ministério do Interior, precisou que o tremor afetou as regiões de Tarapacá e Antofagasta, com intensidades entre 3 e 4 graus na escala internacional de Mercalli, que vai até 12.

O sismo ocorreu depois de um terremoto de 4,5 graus na escala Richter que na tarde desta quinta-feira afetou três regiões chilenas, incluindo a região Metropolitana de Santiago, sem causar vítimas ou danos materiais.

A página do sismológico registrou nesta quinta-feira nove tremores, com intensidades entre 3 e 5,2 graus, todos no norte chileno, enquanto na quarta houve outros 11 terremotos, que estremeceram o norte e parte do centro do Chile.