Terremoto de 4,9 graus atinge nordeste do Japão

Não houve danos na usina nuclear de Fukushima, complexo gravemente danificado no potente terremoto seguido por tsunami em março, quando mais de 20 mil pessoas morreram

Tóquio – Um terremoto de 4,9 graus na escala aberta de Richter atingiu nesta quinta-feira o nordeste do Japão, sem informações sobre prejuízos ou alerta de tsunami, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Sem danos também na usina nuclear de Fukushima desta vez, complexo gravemente danificado no potente terremoto e posterior tsunami de 11 de março, quando mais de 20 mil pessoas morreram.

O tremor ocorreu às 19h36 (8h36 de Brasília) com epicentro a 50 quilômetros de profundidade no sul da província de Ibaraki.

O terremoto chegou a atingir em alguns pontos desta província nível quatro na escala fechada japonesa de sete, que mede o terremoto pelas áreas mais afetadas.

Em cidades próximas à central de Fukushima, que fica ao norte de Ibaraki, o nível registrado foi de um nessa escala japonesa.

Em toda a província de Fukushima, só a cidade de Shirakawa, a 80 quilômetros ao sudoeste da central, chegou ao nível dois.

O terremoto, sentido também em Tóquio, onde alcançou o nível 3 da escala japonesa em vários bairros da capital japonesa.

Após o terremoto de 11 de março, o arquipélago sofreu mais de 660 réplicas superiores aos 5 graus na escala Richter.