Forte terremoto atinge a Indonésia e gera alerta de tsunami

Ainda não há relatos sobre mortos e feridos; Indonésia está no Círculo de Fogo do Pacífico, região de grande atividade sísmica e vulcânica

Um terremoto de 6,8 graus de magnitude sacudiu o mar no sul do estreito que separa as ilhas de Java e Sumatra, as mais povoadas do arquipélago da Indonésia, e fizeram as autoridades indonésias advertirem para a possibilidade da formação de tsunami.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o hipocentro do terremoto 90 quilômetros ao sudoeste da província de Banten, em Java, e a 42 quilômetros de profundidade.

Por sua parte, o serviço sismológico indonésio BMKG calibrou a magnitude do terremoto em 7,4 graus, enquanto as autoridades ainda não informaram sobre vítimas mortais ou danos materiais consideráveis.

Além disso, o BMKG advertiu que um possível tsunami poderia produzir ondas de até três metros de altura em várias áreas das ilhas de Java, Sumatra e Panaitan, razão pela qual pediu à população dessas regiões que se desloquem para zonas elevadas.

A Indonésia está sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica com 127 vulcões ativos na qual a cada ano são registrados cerca de 7.000 terremotos, a maioria de intensidade moderada.

Em setembro do ano passado, um terremoto de 7,5 graus sacudiu a ilha de Célebes e originou um tsunami que deixou mais de 2.000 mortos e 200.000 deslocados nas cidades de Palu e Donggala.