Terremoto abala Washington e é sentido em Nova York

Tremor de 5,9 graus fez o Pentágono ser esvaziado, mas não causou maiores problemas

Washington – Milhares de pessoas tiveram de esvaziar nesta terça-feira os edifícios e arranha-céus de Nova York, atingida por alguns segundos pelo terremoto sentido na costa leste dos Estados Unidos e que a princípio não causou danos nem deixou feridos.

“Vi o edifício tremer. Foi assustador”, disse Fatima Richardson, de 28 anos, que estava sentada nas escadas do tribunal de Nova York, no sul de Manhattan, durante seu intervalo de almoço, quando o terremoto foi registrado, pouco antes das 14h00 locais (15h00 de Brasília).

As cenas na cidade eram de pessoas reunidas de forma ordenada e sem demonstrar pânico nos arredores dos edifícios. Muitas pessoas afirmaram que os telefones celulares não funcionaram nos trinta minutos posteriores ao tremor.

O terremoto de 5,9 graus de magnitude teve como epicentro o estado de Virgínia (nordeste), a cerca de 15 km da cidade de Mineral e 139 km de Washington, e a 6 km de profundidade, segundo a medição provisória do Instituto Sismológico americano.

O tremor provocou a evacuação do Pentágono e do Congresso em Washington, onde foi sentido fortemente, enquanto que em Nova York diversos edifícios públicos também foram esvaziados rapidamente.

“Como as pessoas de toda a costa leste, os nova-iorquinos dos cinco distritos sentiram o efeito do terremoto desta tarde na Virgínia”, disse o prefeito da cidade, Michael Bloomberg, em comunicado.

“Por sorte, não há informações de danos significativos nem feridos na cidade de Nova York”, completou.

Em Washington, os prédios tremeram por alguns segundos e as calçadas se encheram de pessoas, que correram para as ruas. A maioria tentava se comunicar com parentes, mas as linhas telefônicas sofreram interrupções.

No metrô, o terremoto também foi sentido, mas o serviço foi mantido normalmente.

O terremoto também foi sentido na ilha de Martha’s Vineyard, em Massachusetts, onde o presidente Barack Obama passa férias com a família.